Perguntas Frequentes

O que é um projeto de interiores?

Muitos relacionam o projeto de interiores à decoração, mas na verdade ele é muito mais complexo. Tem como desafio atender às necessidades apresentadas pelo cliente e as que também não foram expostas, e sem perder as características únicas de cada pessoa buscar uma linha arquitetônica na concepção dos móveis, pintura, luminotécnica, gesso, paginação de pisos, decoração, etc.

Referente aos valores?

Existem diversos itens que são levados em conta em um orçamento de interiores, como por exemplo, o nível de dificuldade de cada ambiente, um living tem um trabalho bem mais complexo do que um lavabo. Alem disso a quantidade de ambientes também interfere, a distância da obra devido a deslocamentos, e os serviços a serem contratados, ao contratar apenas o projeto se tem um valor, ao contratar o acompanhamento de obras outro valor.

Quais as vantagens de se contratar um projeto de interiores?

Sempre procuramos dizer que esse é um projeto que no decorrer da execução se paga, pois, tendo definida a posição dos móveis é possível distribuir os pontos elétricos e hidráulicos de forma mais precisa, sendo assim é desnecessário acrescentar tantos pontos que não serão utilizados, e dessa forma obtém-se uma grande redução de custos. Além disso ao final do projeto você receberá os detalhamentos, com os quais será possível orçar em diversas marcenarias e marmorarias, sendo que as mesmas deverão orçar o mesmo projeto com a mesma qualidade especificada, e dessa forma é possível também obter redução nos custos por se ter um parâmetro. Sem contar com a vantagem de fazer um projeto que atenda às suas reais necessidades e de qualidade.

O que é a consultoria técnica?

Consultoria técnica é um trabalho contratado quando não se quer o projeto de interiores, ou se tem o ambiente já pronto, dessa forma o profissional irá até o local ou à lojas para dar algumas assessorias. Esse trabalho é cobrado por quantidade de visitas técnicas solicitadas.

Quanto tempo dura a contratação?

Cada contratação leva o tempo necessário de cada cliente para definir o projeto. A fase inicial que contempla briefing e layout leva cerca de 01 semana, após isso são geradas imagens de cada ambiente com apresentação, para cada ambiente leva cerca de 02 semanas para as imagens estarem prontas, então a partir daí vai depender do cliente em questão de alterações, definições e o tempo para analisar tudo.

Qual a diferença entre arquiteto e engenheiro?

O arquiteto cria projetos que atendam às necessidades expostas pelo cliente, levando em conta linhas arquitetônicas, ambientes que obedeçam às regras de ergonomia, insolação, ventilação e funcionalidade. Além de aplicação de diversos materiais inovadores. Porém é sempre bom trabalhar em equipe com os engenheiros desde o momento inicial. A ARQS conta com essa equipe multidisciplinar, essa parceria, e desde a primeira linha do desenho esses dois profissionais analisam a melhor forma de se fazer um projeto que atenda a todas essas necessidades, porem que através da estrutura e diversos outros itens também tenha um valor dentro da realidade e um bom funcionamento.

O que é um projeto arquitetônico?

Esse projeto é a conexão entre o arquiteto e suas ideias e quem o irá executar, ele é quem irá definir se a execução ficará conforme o planejado por meses. Tem início na primeira conversa entre o profissional e o cliente, o anteprojeto para definição de plantas e imagens de fachada, e então o projeto detalhado com medidas de paredes, tijolos, tipos de piso, níveis de piso, mobilização do terreno, detalhamentos das esquadrias, definição dos materiais a serem utilizados na casa, etc. É com esse projeto que o profissional da construção civil poderá construir a residência e entender os detalhes.

Quais as formas de pagamento?

O pagamento pode ser feito com uma entrada e o restante parcelado em até três vezes. No boleto, depósito bancário ou cheque pré datado.